Ocorrência de pesquisas narrativas sobre formação de Professores de Ciências e Matemática no Brasil, de 2000 a 2010

  • Terezinha Valim Oliver Gonçalves Instituto de Educação Matemática e Científica –IEMCI, Universidade Federal do Pará
  • Roberto Nardi Faculdade de Ciências – UNESP – Campus de Bauru
Palavras-chave: Pesquisa Narrativa, Formação de Professores, Educação em Ciências e Matemática

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados que expressam a ocorrência de pesquisas narrativas, na forma de teses e dissertações acadêmicas em programas de pós-graduação no Brasil, no período de 2000 a 2010, na área de Ensino de Ciências e Matemática. Consultamos o Cadastro Discente, no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, por meio das palavras-chave: pesquisa narrativa, investigação narrativa e formação de professores. Por meio da leitura dos resumos, identificamos a área do conhecimento, a IES e o orientador. Das 162 (cento e sessentaa e duas) produções acadêmicas identificadas, 31 (trinta e uma) são da área de ensino de Ciências e Matemática. Os dados encontrados sinalizam para a existência de grupos de estudos e pesquisas em formação no país que se dedicam à pesquisa narrativa no Ensino de Ciências e Matemática, na linha de formação de professores.

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
Gonçalves, T., & Nardi, R. (2013). Ocorrência de pesquisas narrativas sobre formação de Professores de Ciências e Matemática no Brasil, de 2000 a 2010. Indagatio Didactica, 5(2), 1153-1172. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4511
Secção
Tecnologias da informação em educação