(Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS

  • Rosalina Pisco Costa Universidade de Évora/CEPESE
Palavras-chave: Investigação qualitativa, Artesanato intelectual, Tratamento e análise de dados, Geek, CAQDAS

Resumo

Tradicionalmente associada à investigação quantitativa, a proficiência em software diversificado constitui na atualidade uma característica indelével do investigador qualitativo. A partir da experiência da autora no quadro da investigação qualitativa que desenvolveu com vista à elaboração da sua tese de doutoramento, este texto aborda o conjunto de metáforas, ferramentas e competências que obrigam a (re)pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje. No final, argumentamos que o acrónimo CAQDAS deve entender-se numa aceção plural que não apenas associado a software específico de tratamento e análise de dados (como o Atlas.ti, MaxQda, NVivo ou WebQda), mas que abarque um conjunto diverso de ferramentas destinadas a auxiliar o investigador qualitativo em diversos momentos e fases da investigação. Tal evidência é desenvolvida aqui a partir da metáfora de um investigador que para além de “coreógrafo”, “maestro” e “artesão” é (deve ser) também um investigador “geek”.

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
Costa, R. (2013). (Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS. Indagatio Didactica, 5(2), 1118-1127. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4499
Secção
Tecnologias da informação em educação