Investigação qualitativa: contributos para a sua melhor compreensão e condução

  • M. Cristina V. de Freitas Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra / CIDEHUS, Universidade de Évora
Palavras-chave: Modelos de investigação, Paradigmas de investigação, Investigação qualitativa, Revisão bibliográfica

Resumo

Este texto discute as caraterísticas das investigações qualitativas, delineadas na sua evolução histórica, com especial incidência nas últimas décadas do século XX, relacionando-as com questões de variada ordem. Igualmente, clarifica o perfil e o papel dos/as investigadores/as qualitativos/as e oferece explicações sobre os critérios de avaliação destes estudos. Do ponto de vista metodológico, efetua-se uma revisão bibliográfica seletiva, consultando obras de referência, cujas buscas limitam-se aos períodos recentes, de forma a captar tendências. Deste modo, surgem várias conclusões. Os estudos qualitativos baseiam-se em enfoques que, por sua vez, se sustentam num paradigma geral, definido pelos seus aspetos ontológicos, epistemológicos, metodológicos, axiológicos e retóricos. Igualmente possuem quatro pontos cardeais: a concordância entre teorias e métodos; o emprego das perspetivas dos sujeitos; o emprego da autorreflexão; a variedade de enfoques e de métodos. Ainda, apresentam um caráter indutivo, holista, humanista, naturalista; um desenho flexível e emergente. Na sua condução influem a natureza dos problemas e as inclinações pessoais dos/as investigadores/as, que devem controlar a subjetividade e atuar com tolerância e confiança. Os estudos qualitativos são avaliados pelo/a: consistência; autenticidade; transferência; variação; encaixe. Tais critérios possuem um enquadramento próprio, não podendo ser confundidos com os significados que lhes são atribuídos noutros contextos.

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
de Freitas, M. C. (2013). Investigação qualitativa: contributos para a sua melhor compreensão e condução. Indagatio Didactica, 5(2), 1080-1101. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4493
Secção
Tecnologias da informação em educação