A narrativa e a formação de professores

  • Marlene Rozek Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Narrativa, Histórias de Vida, Formação de Professores, Pesquisa Biográfica

Resumo

O presente texto se propõe a discutir a abordagem biográfica no contexto das pesquisas que tem a formação de professores como seu eixo central. Trata-se de um estudo teórico que tem por objetivo ampliar o debate e propiciar um aprofundamento dos pressupostos que fundamentam as narrativas na pesquisa em Educação. Os estudos apontam que a narrativa é uma forma de caracterizar os fenômenos da experiência humana e seu uso é apropriado em muitos campos das ciências sociais, uma vez que focalizam os seres humanos, suas relações interpessoais com seus ambientes e baseiam-se no estudo sobre a experiência. Este seria o ponto de partida e o termo chave para todo o processo de reflexão, pois a experiência é constituída de histórias vividas pelas pessoas; estas histórias contadas ou narradas constituem, portanto, a base do estudo da experiência. Neste sentido, a narrativa é tanto fenômeno quanto método, o que contribui imensamente para a pesquisa no complexo campo da formação docente, pois aponta para o redirecionamento do que se entende por formação do professor. A perspectiva de pesquisa centrada na abordagem biográfica e experiencial permite compreender a formação docente em uma dimensão diferente da dos princípios da racionalidade técnica. A compreensão das implicações pessoais e das marcas construídas na trajetória pessoal apresenta-se como um exercício potencializador de formação e de pesquisa, na medida em que possibilita ao sujeito em formação compreender-se como autor do seu percurso formativo.

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
Rozek, M. (2013). A narrativa e a formação de professores. Indagatio Didactica, 5(2), 1016-1029. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4482
Secção
Tecnologias da informação em educação