Análise qualitativa do processo de inclusão da saúde bucal na estratégia saúde da família

  • Liliane Braga Monteiro dos Reis Centro Universitário UniEVANGÉLICA
  • Lila Louise Moreira Martins Franco Centro Universitário UniEVANGÉLICA
  • Maria Goretti Queiroz Universidade Federal de Goiás
  • Vânia Cristina Marcelo Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Planejamento, Modelo de atenção à saúde, Atenção primária à saúde

Resumo

A Saúde da Família surgiu inicialmente como um programa de assistência a famílias de baixa renda e, frente ao sucesso de suas intervenções passou a se constituir na principal proposta de mudança de modelo de atenção à saúde no Brasil. As equipes de atenção foram constituídas basicamente por médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar. Percebeu-se, porém, que a saúde bucal era um componente fundamental da saúde e que as ações inerentes a ela demandavam a inclusão de novos profissionais desta área. A proposta deste trabalho foi a de analisar o processo de inclusão da saúde bucal na estratégia Saúde da Família em um município brasileiro de grande porte para se identificar padrões aplicáveis às análises de modelo de atenção e implementação de ações em outras localidades e circunstâncias. Utilizou-se metodologia qualitativa com triangulação entre análise documental, entrevistas e diário de campo. Seis categorias analíticas de processo foram identificadas: atores do processo, processos administrativos e políticos, de comunicação, de capacitação, barreiras e facilitadores e financiamento. Destaca-se a importância do contexto sócio-histórico dos atores, além das políticas públicas indutoras de mudança de modelo, bem como da decisão política local. A categoria com maior relevância foi ‘processos administrativos e políticos’, com destaque para a forma de gestão.

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
dos Reis, L., Franco, L., Queiroz, M., & Marcelo, V. (2013). Análise qualitativa do processo de inclusão da saúde bucal na estratégia saúde da família. Indagatio Didactica, 5(2), 961-977. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4466
Secção
Tecnologias da informação em educação