Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais

  • Aparecida de Fátima Andrade da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Formação de professores, Concepções de professores, Ensino de Ciências, Inter-relações CTS

Resumo

Este trabalho visa investigar as concepções sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como um processo de formação continuada pode contribuir para a reconstrução destas concepções, partindo do pressuposto de que tais concepções são importantes para a implementação de abordagens CTS no ensino de Ciências. Participam deste trabalho, o qual está em desenvolvimento, quatro professores do Ensino Fundamental que estão em exercício há muito anos e uma iniciante. No primeiro momento do curso de formação, investigou-se as concepções sobre CTS a partir de questionários (VOSTS) e entrevistas. Observou-se concepções ingênuas, neutras, descontextualizadas, aproblemáticas e ahistóricas. Ao término do primeiro período do curso, novas concepções foram evidenciadas, indicando uma possível reconstrução das visões de Ciências apresentadas inicialmente.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-04-30
Como Citar
da Silva, A., & Marcondes, M. (2013). Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais. Indagatio Didactica, 5(2), 926-937. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4458
Secção
Tecnologias da informação em educação