Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais
Resumo
Este trabalho visa investigar as concepções sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como um processo de formação continuada pode contribuir para a reconstrução destas concepções, partindo do pressuposto de que tais concepções são importantes para a implementação de abordagens CTS no ensino de Ciências. Participam deste trabalho, o qual está em desenvolvimento, quatro professores do Ensino Fundamental que estão em exercício há muito anos e uma iniciante. No primeiro momento do curso de formação, investigou-se as concepções sobre CTS a partir de questionários (VOSTS) e entrevistas. Observou-se concepções ingênuas, neutras, descontextualizadas, aproblemáticas e ahistóricas. Ao término do primeiro período do curso, novas concepções foram evidenciadas, indicando uma possível reconstrução das visões de Ciências apresentadas inicialmente.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0