Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva

  • Maria do Carmo Galiazzi Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Maurivan Guntzel Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Análise Textual Discursiva, Metodologias Qualitativas, Aprendizagem

Resumo

Este artigo mostra a Análise Textual Discursiva, um método de análise de textos, no âmbito de uma disciplina de um Programa de Pós-graduação, apoiada por um ambiente virtual, com vistas à compreensão pelos participantes sobre o processo de aprender. Desse modo, ao mesmo tempo que os participantes se apropriam do método de análise, reconstroem seus saberes sobre o aprender. O artigo apresenta as características da Análise Textual Discursiva por meio de suas características e de como o trabalho foi realizado na disciplina em uma comunidade denominada “aprendentes do aprender” e todo o processo é ilustrado com exemplos das produções de participantes. O processo descrito mostra-se como um modo adequado para o desenvolvimento em pesquisa qualitativa e como ação para a reconstrução do conhecimento sobre algum tema em uma comunidade aprendente.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Galiazzi, M., & Ramos, M. (2013). Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva. Indagatio Didactica, 5(2), 868-883. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4450
Secção
Tecnologias da informação em educação