O processo de trabalho das equipes de saúde da família de Campina Grande – PB, Brasil, na perspectiva da educação permanente em saúde
Resumo
O processo de trabalho em saúde diferencia-se dos demais trabalhos pela complexidade de seu objeto (a pessoa e sua família, os grupos sociais ou as coletividades), pela especificidade de seu produto (ações de saúde) e pela participação dos sujeitos no processo de produção do cuidado. É complexo porque a subjetividade que perpassa as necessidades dos usuários e dos trabalhadores influencia diretamente o produto e o próprio trabalho. No Brasil, o trabalho da equipes de Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde tem como foco a família e como finalidade a prestação de assistência integral, contínua, com resolubilidade e qualidade. Este estudo tem como objetivo problematizar aspectos cruciais do processo de trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família, na perspectiva da Educação Permanente em Saúde, que se baseia na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformação das práticas. Representa uma importante mudança na concepção e na capacitação dos trabalhadores, pois se trata de uma modalidade de aprendizagem no trabalho, em que aprender e ensinar incorporam-se ao cotidiano dos serviços. Uma pesquisa-ação, modalidade de investigação qualitativa que propicia a interação entre pesquisador e sujeitos do estudo, está sendo desenvolvida em Campina Grande, município do estado da Paraíba, em duas unidades de saúde que contam com duas equipes de Saúde da Família. Os sujeitos do estudo são os profissionais das equipes e a técnica de coleta de dados é o grupo focal, complementado pela observação participante. O material empírico resultante está sendo submetido a análise de discurso. Até o momento foram realizados três grupos focais em cada Unidade, enfocando os temas: Processo de Trabalho em Saúde, Sistema de Informação da Atenção Básica, Trabalho em Equipe, favorecendo a reflexão coletiva e o planejamento local. Já se notam pequenas mudanças, como o aumento da frequência às reuniões, auxiliando a organização do serviço.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0