Formação contínua de professores de língua inglesa no Brasil: a prática como tendência hegemônica

  • Magali Saddi Duarte Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/UFG, Fapeg
Palavras-chave: Formação contínua de professores, Epistemologia da prática, Professor reflexivo

Resumo

O presente estudo é o resultado de uma pesquisa desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás. Apresentou como objetivo geral apreender os pressupostos epistemológicos que vêm fundamentando a proposta de formação contínua de professores de inglês na contemporaneidade. Definiu-se por uma pesquisa bibliográfica, cujo objeto de estudo teve como base a investigação bibliográfica de 18 textos produzidos por um grupo de pesquisadoras da área de Linguística Aplicada da PUC-SP e de uma pesquisadora da UFG, que se fundamentam pela abordagem do professor reflexivo crítico. Chegou-se à consideração de que a orientação para a formação contínua de professores de inglês vem sendo desenvolvida de forma a validar a noção de senso comum como conhecimento emancipado. A formação contínua de professores de inglês fundamentada pela abordagem do professor reflexivo crítico não gera a produção de novos conhecimentos, mas apenas valida a prática do professor por meio de pesquisas colaborativas, que são, em todos os casos, conforme verificado nesta pesquisa, desenvolvidas por um pesquisador de reconhecido domínio da disciplina. Pensar a autonomia do professor, sustentada pela prática, é caminhar na contramão daquilo que a abordagem afirma poder alcançar. Em outras palavras, a impossibilidade de autonomia, para a possível heteronomia, a impossibilidade de formação, para a possível deformação.

Publicado
2013-04-30
Como Citar
Duarte, M. (2013). Formação contínua de professores de língua inglesa no Brasil: a prática como tendência hegemônica. Indagatio Didactica, 5(2), 783-792. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4436
Secção
Tecnologias da informação em educação