Formação contínua de professores de língua inglesa no Brasil: a prática como tendência hegemônica
Resumo
O presente estudo é o resultado de uma pesquisa desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás. Apresentou como objetivo geral apreender os pressupostos epistemológicos que vêm fundamentando a proposta de formação contínua de professores de inglês na contemporaneidade. Definiu-se por uma pesquisa bibliográfica, cujo objeto de estudo teve como base a investigação bibliográfica de 18 textos produzidos por um grupo de pesquisadoras da área de Linguística Aplicada da PUC-SP e de uma pesquisadora da UFG, que se fundamentam pela abordagem do professor reflexivo crítico. Chegou-se à consideração de que a orientação para a formação contínua de professores de inglês vem sendo desenvolvida de forma a validar a noção de senso comum como conhecimento emancipado. A formação contínua de professores de inglês fundamentada pela abordagem do professor reflexivo crítico não gera a produção de novos conhecimentos, mas apenas valida a prática do professor por meio de pesquisas colaborativas, que são, em todos os casos, conforme verificado nesta pesquisa, desenvolvidas por um pesquisador de reconhecido domínio da disciplina. Pensar a autonomia do professor, sustentada pela prática, é caminhar na contramão daquilo que a abordagem afirma poder alcançar. Em outras palavras, a impossibilidade de autonomia, para a possível heteronomia, a impossibilidade de formação, para a possível deformação.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0