Entrecruzamento de trajetórias pedagógico-investigativas em perspectivas interdisciplinares

  • Amarildo Menezes Gonzaga Universidade do Estado do Amazonas
  • Ierecê Barbosa Monteiro Universidade do Estado do Amazonas
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Abordagem qualitativa, Educação básica, Formação de professores

Resumo

Este estudo objetiva evidenciar a trajetória investigativa desenvolvida por um grupo de investigadores de diferentes níveis de formação para análise do desempenho avaliativo de estudantes dos 8º e 9º anos da Educação Básica de uma escola pública do Amazonas/Brasil, pautando-se no campo interdisciplinar Língua, Matemática e Ciências Naturais na Educação Básica. O percurso metodológico foi ancorado na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa documental na análise dos relatórios gerados pelos participantes, a partir do planejamento integrado e da avaliação processual com todos os membros do projeto. Os resultados evidenciam que há vários desafios a ser superados, visando a compreender e experienciar situações de ensino-aprendizagem centradas na interdisciplinaridade, mas apontam ganhos significativos para a formação da equipe investigativa de professores e para o desempenho avaliativo dos alunos da Educação Básica.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Gonzaga, A., Monteiro, I., & Azevedo, R. (2013). Entrecruzamento de trajetórias pedagógico-investigativas em perspectivas interdisciplinares. Indagatio Didactica, 5(2), 734-749. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4430
Secção
Tecnologias da informação em educação