O processo de trabalho como determinante no processo saúde-doença

  • Sílvia Franco da Rocha Tonhom Faculdade de Medicina de Marília - Famema
  • Graziela Marques Faculdade de Medicina de Marília - Famema
  • Bruna Brueno da Silva Faculdade de Medicina de Marília - Famema
  • Cármeno Giansante R. Filho Faculdade de Medicina de Marília - Famema
  • Christiane Salvador Ruy Faculdade de Medicina de Marília - Famema
  • Erika Sana Moraes Faculdade de Medicina de Marília - Famema
Palavras-chave: Trabalho, Programa de saúde da família, Processo saúde-doença, Políticas publicas de saúde, Avaliação em saúde

Resumo

Citado nos relatos de profissionais de saúde e usuários do PSF, o trabalho mostra-se determinante no processo saúde-doença. São vários os fatores elucidados na literatura que influenciam o contexto do trabalho, seja ele saudável ou prejudicial. Nossa revisão tenta associar os estudos já realizados com as diversas opiniões relatadas pelos entrevistados. Os sujeitos do estudo foram selecionados de forma aleatória, sendo pessoas que fazem parte da equipe das USFs, quatro usuários de cada USF, sendo dois do sexo feminino e dois do masculino, adultos maiores de 20 anos, incluindo idosos e estudantes da 4ª série de medicina e enfermagem. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas compostas de duas partes, englobando dados de identificação e questões norteadoras baseadas no objeto desse estudo. A análise foi realizada pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Concluiu-se que a adequação de recursos humanos e estruturais não depende apenas da organização interna do processo de trabalho da unidade de saúde, mas também de um campo mais amplo, compreendendo as políticas públicas de saúde nas três esferas do governo.

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
Tonhom, S., Marques, G., da Silva, B., Filho, C., Ruy, C., & Moraes, E. (2013). O processo de trabalho como determinante no processo saúde-doença. Indagatio Didactica, 5(2), 698-710. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4424
Secção
Tecnologias da informação em educação