A teoria processual como um referente possível na investigação em Ciências Sociais do Desporto - um estudo com jogadores portugueses da seleção nacional masculina de Râguebi de sub-17

  • Nuno Pimenta Instituto Superior da Maia, Loughborough University
  • Claudia Pinheiro Instituto Superior da Maia
  • Júlia Castro Instituto Superior da Maia
  • Alberto Albuquerque Instituto Superior da Maia
  • Rui Resende Instituto Superior da Maia
Palavras-chave: Configurações, Métodos, Processos

Resumo

A teoria configuracional é marcada pelo afastamento de perspetivas sociais rígidas e estáticas determinada a estudar, a compreender e a explicar os fenómenos sociais de uma forma processual e interdependente.

O quadro conceptual proposto por Norbert Elias fornece às teorias sociais uma perspetiva de construção de conceitos empíricos base, cuja função principal é a de ultrapassar as dicotomias tradicionais entre individuo e sociedade e consequentemente permitir o acesso à compreensão das redes humanas de interdependência.

Esta teoria é inspiradora de novas abordagens investigativas interrogando, desde logo, as perspetivas tradicionais. O objetivo de um processo investigativo é a descoberta, contudo, é frequentemente obscurecido por discussões formais, também conhecidas por ‘guerras de paradigmas’ em torno do método de investigação científica.

Esta abordagem centra-se na ideia de que a investigação deve ser guiada pela teoria, no entanto não deve estar fechada a possíveis modificações ao longo do processo.

O presente estudo tem dois objetivos principais: i) enquadrar as dimensões das redes de interdependência associadas à ideia da teoria processual de Norbert Elias nas abordagens metodológicas atuais na investigação em Ciências Sociais do Desporto; ii) apresentar um estudo empírico com jogadores portugueses da seleção nacional masculina de rugby de sub-17, partindo daquele referente teórico.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Biografia do Autor

Nuno Pimenta, Instituto Superior da Maia, Loughborough University




Publicado
2013-04-30
Como Citar
Pimenta, N., Pinheiro, C., Castro, J., Albuquerque, A., & Resende, R. (2013). A teoria processual como um referente possível na investigação em Ciências Sociais do Desporto - um estudo com jogadores portugueses da seleção nacional masculina de Râguebi de sub-17. Indagatio Didactica, 5(2), 685-697. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4422
Secção
Tecnologias da informação em educação