O pensamento crítico e reflexivo: percepção de docentes de um currículo integrado
Resumo
Nos últimos anos, houve progressiva mobilização em torno da mudança na formação das várias profissões da saúde, com incentivo do Ministério da Saúde brasileiro à reformulação dos projetos político-pedagógicos dos diversos cursos de graduação da área para a formação do profissional crítico e reflexivo. No entanto, raramente é explicitado o que vem a ser o pensamento crítico e reflexivo e como atingir esse propósito na formação profissional. Esta investigação está orientada para responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a concepção de docentes de um currículo integrado sobre o desenvolvimento da competência crítico e reflexiva? O objetivo deste trabalho é analisar a concepção dos professores de um currículo integrado acerca do que vem a ser um profissional crítico e reflexivo. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, cujo método de interpretação foi a hermenêutica-dialética. O local da pesquisa foi o Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil. O foco do estudo foi o curso de graduação em Enfermagem que, em 2000, implantou o currículo integrado. Os sujeitos da pesquisa foram os docentes do Curso de Graduação de Enfermagem que vivenciam projeto pedagógico do currículo integrado de 2000. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas buscando verificar a percepção de docentes sobre a competência crítico-reflexiva. Até o presente foram entrevistados 20 professores. A análise inicial dos dados revelou as seguintes concepções: questionamento da realidade, não a aceitando como uma realidade finita e propondo mudanças; uso de habilidades cognitivas de raciocínio, lógica e apreensão de conhecimentos; utilização do conhecimento teórico-científico na prática clínica e análise de seu mundo e seu contexto. Espera-se que as informações apresentadas possam subsidiar mudanças na formação dos profissionais de enfermagem, preparando enfermeiros capazes de realizar sua prática profissional e também de refletir criticamente sobre ela, aperfeiçoando-a.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0