O pensamento crítico e reflexivo: percepção de docentes de um currículo integrado

  • Elaine Alves Universidade Estadual de Londrina, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Juliane Cristina Burgatti Universidade Estadual de Londrina, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Maria Amélia Campos Oliveira Universidade Estadual de Londrina, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino Superior, Enfermagem

Resumo

Nos últimos anos, houve progressiva mobilização em torno da mudança na formação das várias profissões da saúde, com incentivo do Ministério da Saúde brasileiro à reformulação dos projetos político-pedagógicos dos diversos cursos de graduação da área para a formação do profissional crítico e reflexivo. No entanto, raramente é explicitado o que vem a ser o pensamento crítico e reflexivo e como atingir esse propósito na formação profissional. Esta investigação está orientada para responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a concepção de docentes de um currículo integrado sobre o desenvolvimento da competência crítico e reflexiva? O objetivo deste trabalho é analisar a concepção dos professores de um currículo integrado acerca do que vem a ser um profissional crítico e reflexivo. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, cujo método de interpretação foi a hermenêutica-dialética. O local da pesquisa foi o Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil. O foco do estudo foi o curso de graduação em Enfermagem que, em 2000, implantou o currículo integrado. Os sujeitos da pesquisa foram os docentes do Curso de Graduação de Enfermagem que vivenciam projeto pedagógico do currículo integrado de 2000. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas buscando verificar a percepção de docentes sobre a competência crítico-reflexiva. Até o presente foram entrevistados 20 professores. A análise inicial dos dados revelou as seguintes concepções: questionamento da realidade, não a aceitando como uma realidade finita e propondo mudanças; uso de habilidades cognitivas de raciocínio, lógica e apreensão de conhecimentos; utilização do conhecimento teórico-científico na prática clínica e análise de seu mundo e seu contexto. Espera-se que as informações apresentadas possam subsidiar mudanças na formação dos profissionais de enfermagem, preparando enfermeiros capazes de realizar sua prática profissional e também de refletir criticamente sobre ela, aperfeiçoando-a.

Publicado
2013-04-30
Como Citar
Alves, E., Burgatti, J., & Oliveira, M. (2013). O pensamento crítico e reflexivo: percepção de docentes de um currículo integrado. Indagatio Didactica, 5(2), 675-684. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4420
Secção
Tecnologias da informação em educação