A utilização do teatro em uma escola pública do sul do brasil: um relato de experiência

  • Fernanda Carneiro Leão Gonçalves PPGECIM-ULBRA/RS; PPGECIM-ULBRA/RS; Escola Est. de Ensino Médio Açorianos
  • Rossano André Dal-Farra PPGECIM-ULBRA/RS; PPGECIM-ULBRA/RS; Escola Est. de Ensino Médio Açorianos
  • Barbara Silva PPGECIM-ULBRA/RS; PPGECIM-ULBRA/RS; Escola Est. de Ensino Médio Açorianos
Palavras-chave: Pesquisa qualitativa, Teatro, Concepções, EJA

Resumo

O presente artigo tem por objetivo propor o teatro espontâneo como método para pesquisa qualitativa em educação. O trabalho apresenta uma experiência com uma turma alfabetização de Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública na cidade de Viamão, Sul do Brasil. O estudo representa um recorte da dissertação de mestrado “Conceitos e Concepções sobre o Consumo de Álcool: a ressignificação a partir das práticas educativas” da primeira autora, soborientação do segundo autor. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de jovens e adultos do turno noturno, com baixa escolaridade, em processo de alfabetização, todos com mais de dezoito anos de idade. A metodologia norteadora foi a pesquisa qualitativa participante. A articulação do teatro espontâneo com outros instrumentos como a entrevista individual em profundidade, observações participantes e os levantamentos realizados junto à escola e comunidade, validaram a utilização desse como forma de complementar os dados obtidos por meio de outros procedimentos. O teatro favoreceu a criação de um espaço para interação grupal num processo dialógico entre a pesquisadora e os entes sociais, compatível com os pressupostos das pesquisas ativas. Desta forma, tornou-se possível obter-se uma visão mais abrangente do fenômeno estudado e de suasinteraçõescom aspectos sociais, produções culturais, contexto histórico e ideologias. Pretendeu-se com esta metodologia, obter um conjunto detalhado e aprofundado das percepções dos participantes em relação à utilização de bebidas alcoólicas e a forma pela qual esta temática pode ser abordada no contexto da educação de jovens e adultos. Outro aspecto a ser ressaltado é o fato de apontar o uso do teatro como metodologia que possibilite, a partir da linguagem gestual e cenestésica, a obtenção de dados e materialidades empíricas. Esperamos que o trabalho possa agregar valor a futuras pesquisas qualitativas que venham a ser executadas, uma vez que autilização do teatro espontâneo é um tema pouco pesquisado e acredita-se deva ser melhor aproveitado por pesquisadores.

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
Gonçalves, F., Dal-Farra, R., & Silva, B. (2013). A utilização do teatro em uma escola pública do sul do brasil: um relato de experiência. Indagatio Didactica, 5(2), 571-584. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4404
Secção
Tecnologias da informação em educação