O conceito de relações de ensino: elaboração conceitual entre licenciandos em química

  • Joana de Jesus de Andrade Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Renan de Souza Moser Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Daniela Gonçalves de Abreu Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Thiago Bernardo Cavassani Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Formação inicial de professores, Relações de ensino, Estágio docente

Resumo

Neste texto apresentamos alguns resultados do projeto de pesquisa Epistemologia e Psicologia em Educação: aprofundamentos acerca dos processos de elaboração conceitual entre licenciandos em Química. Por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos do 5º ano de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública brasileira investigou-se os processos de elaboração conceitual do termo Relações de Ensino. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas com base na abordagem da Psicologia Histórico-Cultural. Neste trabalho apresentamos alguns excertos selecionados a partir dos discursos de três alunos. Concluímos que os processos de elaboração são ressiginificados ao longo da carreira docente; são construídas e transformadas de acordo com a história pregressa e; o esforço de entender como ocorrem as relações de ensino passa pelo espaço institucionalizado da escola que demarca discursos, comportamentos e identidades docentes.

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
de Andrade, J., Moser, R., de Abreu, D., & Cavassani, T. (2013). O conceito de relações de ensino: elaboração conceitual entre licenciandos em química. Indagatio Didactica, 5(2), 561-570. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4402
Secção
Tecnologias da informação em educação