A formação de comunidades de aprendizagem e a reflexão crítica em cursos EAD

  • Andrea Brandão Lapa Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Metodologias Qualitativas, Comunidades de Aprendizagem, Reflexão Crítica, Educação a Distância, Letras-LIBRAS

Resumo

O artigo trata da importância da existência de comunidades de aprendizagem em cursos na modalidade a distância. Reconhece que a qualidade da educação oferecida através de tecnologias de informação e comunicação depende das interações sociais acolhidas em espaços virtuais de comunicação bidirecional, que podem promover uma reflexão crítica aprofundada. Contribui para a pesquisa qualitativa em educação a distância ao apresentar um instrumento empírico de pesquisa em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Analisa as características da formação de uma comunidade de aprendizagem e sua relação com a profundidade de reflexão crítica no Curso de Bacharelado em Interpretação e Tradução em Letras-LIBRAS da UFSC através da codificação de mensagens quanto à existência de indicadores de formação de comunidades de aprendizagem, como afetividade, coesão e interação; e também quanto a níveis de profundidade de reflexão crítica, com indicadores como identificação, descrição, exploração, aplicação e integração do problema. Os resultados da análise contribuem para a exploração de cursos a partir de uma pesquisa qualitativa, enquanto confirmam a estreita relação entre profundidade de reflexão crítica e a existência de comunidades de aprendizagem.

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
Lapa, A. (2013). A formação de comunidades de aprendizagem e a reflexão crítica em cursos EAD. Indagatio Didactica, 5(2), 543-560. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4400
Secção
Tecnologias da informação em educação