Educação ambiental na percepção das crianças da educação infantil, Goiânia, Goiás, Brasil (2012)

  • Giovana Galvão Tavares UniEVANGÉLICA
  • Sibele Resende Prudente UniEVANGÉLICA
  • Josana de Castro Peixoto UniEVANGÉLICA
Palavras-chave: Educação Ambiental, Desenho, Natureza, Solidariedade

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar parte do resultado de pesquisa de mestrado sobre a concepção de Educação Ambiental de alunos da educação infantil da cidade de Goiânia, Goiás, Brasil. A pesquisa foi realizada no ambiente de ensino e a coleta das concepções de educação ambiental foi extraída por meio de desenhos feitos por 68 alunos em oito escolas. Para a classificação da concepção de educação ambiental expressa nos desenhos estabeleceu-se as categorias: natureza e solidariedade. Na concepção de natureza elegeu-se romântica, utilitária, naturalista e sócio-ambiental. Percebeu-se nos resultados a predominância da visão romântica do ambiente, baseada na harmonia perfeita, equilíbrio, beleza e afetividade. Na análise do material utilizou-se também à relação do Homem/ Homem, Homem/Natureza, Homem/Sociedade e Sociedade/Natureza. Na maioria dos desenhos, o Homem não faz parte da Natureza, mas foi possível constatar que quando o mesmo está presente, há uma relação de solidariedade Homem/ Homem, Homem/Natureza, Sociedade/Homem, aproximando-se da concepção EA proposta pela Ecosofia.

Publicado
2013-04-30
Como Citar
Tavares, G., Prudente, S., & Peixoto, J. (2013). Educação ambiental na percepção das crianças da educação infantil, Goiânia, Goiás, Brasil (2012). Indagatio Didactica, 5(2), 517-532. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4396
Secção
Tecnologias da informação em educação