O jornal impresso em tempos de internet e redes sociais: o que pensam os leitores

  • Simone Antoniaci Tuzzo Universidade Federal de Goiás – UFG
Palavras-chave: Pesquisa qualitativa, Jornal Impresso, Perspectiva Sensorial

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com leitores de Jornal Impresso da Cidade de Goiânia, Goiás, no Centro Oeste Brasileiro. Trata-se, portanto, de uma visão, mas não de um estudo de caso, pois, mais do que isso, o artigo apresenta uma investigação qualitativa sobre o Papel do Jornal Impresso em tempos de Internet e Redes Sociais, onde a velocidade é cada vez mais marcante no processo de aquisição de informação e a identidade do jornalismo clássico é colocada cada vez mais à prova de uma sociedade onde os fatos, os acontecimentos e as notícias mudam com o desenvolvimento das novas mídias e com o comportamento dos consumidores. A pesquisa qualitativa permitiu uma investigação para além da busca inicial, ou seja, as respostas foram levando a uma reflexão científica dentro da perspectiva do sensorial, e os gêneros informativo, analítico, crítico, opinativo e reflexivo, clássicos na mídia impressa, tomaram outra dimensão, para além de sua existência e do papel que exercem prioritariamente. Os dados aqui apresentados terão continuidade em pesquisa similar que ocorrerá na Cidade do Rio de Janeiro e posteriormente em comparativo com cidades Européias, a fim de serem estudadas as relações que os leitores possuem com o jornal impresso nos dias atuais.

Publicado
2013-04-30
Como Citar
Tuzzo, S. (2013). O jornal impresso em tempos de internet e redes sociais: o que pensam os leitores. Indagatio Didactica, 5(2), 497-505. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4392
Secção
Tecnologias da informação em educação