A avaliação institucional na Universidade Estadual de Goiás: uma pesquisa qualitativa
Resumo
Pesquisa situada no campo da educação superior, em desenvolvimento no Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, na Linha de Pesquisa de Estado, Políticas e Instituições Educacionais. Tendo como referência a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em 2004, busca-se avaliar os significados desvelados pela análise dos relatórios de autoavaliação no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Para tanto, realiza-se uma investigação de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, objetivando analisar especificamente os seguintes aspectos: Estudar os projetos e processos de implementação da Autoavaliação Institucional na Universidade Estadual de Goiás; Identificar os avanços e as dificuldades; analisar os processos e os sentidos atribuídos à autoavaliação e comparar os resultados das análises dos relatórios da autoavaliação com as proposituras do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Esse universo não passível de ser captado e verificado somente com dados quantificáveis é o campo deste estudo. Por meio da pesquisa, pretende-se penetrar nas intenções e motivos, a partir dos quais ações e relações adquirem sentido. A utilização da abordagem qualitativa nessa pesquisa sobre avaliação institucional é indispensável visto que demanda um estudo fundamentalmente interpretativo da realidade observada e descrita nos planos e projetos da instituição.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0