Formação e práticas educativas de professores de medicina: uma abordagem etnográfica

  • Nilce Maria Silva Campos Costa Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Metodologias Qualitativas, Etnografia, Educação médica

Resumo

Investigou-se a formação docente e as práticas educativas de professores de medicina, através da abordagem etnográfica de pesquisa qualitativa. Empregou-se três instrumentos de coleta de dados: o questionário para estabelecer o perfil profissional docente, a entrevista semi-estruturada sobre a trajetória docente e a observação direta em sala de aula, com o registro das práticas pedagógicas e das estratégias de ensino. Da análise dos dados emergiram as dimensões pessoal e profissional dos professores, a identificação dos saberes docentes, os limites presentes na prática pedagógica e os dilemas do cotidiano docente. Os dados foram analisados por meio da análise do discurso e da triangulação entre os instrumentos. A maioria dos professores não teve formação em docência no início da carreira e trabalham principalmente com aulas expositivas. A formação docente dá-se por meio de disciplinas pedagógicas cursadas em programas de pós–graduação. As mudanças na prática docente são decorrência da experiência e da maturidade adquirida com o exercício docente. A abordagem etnográfica permitiu vislumbrar o professor como investigador de sua própria prática educativa e assim, traz a possibilidade de formação do professor da área da saúde pela investigação. Além disso, constata a necessidade do processo de reflexão coletiva para o desenvolvimento profissional docente e aponta para a importância de projetos de desenvolvimento permanente para os professores da área.

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
Costa, N. (2013). Formação e práticas educativas de professores de medicina: uma abordagem etnográfica. Indagatio Didactica, 5(2), 449-465. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4384
Secção
Tecnologias da informação em educação