O método da pesquisa-ação para analisar o uso de recursos humorísticos no ensino de química: resultados preliminares

  • Erik Ceschini Panighel Benedicto Instituto de Química de São Carlos
  • Maria Teresa do Prado Gambardella Instituto de Química de São Carlos
Palavras-chave: Pesquisa-ação, Humor, Ensino de química

Resumo

Este trabalho apresenta análises iniciais de estudo da estratégia de utilizar recursos humorísticos (charges, músicas, anedotas) no ensino de química em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. Os resultados indicam que os alunos veem a disciplina como interessante porém a julgam com estereótipos tradicionalistas. Mas com o uso dos recursos esta tornou-se mais atraente e contextualizada, quando utilizados de forma correta. E ainda, ressalta-se a importância da estratégia da pesquisa-ação no estudo, para aproximar a pesquisa aos reais problemas da sala de aula.

Publicado
2013-04-30
Como Citar
Benedicto, E., & Gambardella, M. (2013). O método da pesquisa-ação para analisar o uso de recursos humorísticos no ensino de química: resultados preliminares. Indagatio Didactica, 5(2), 407-418. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4378
Secção
Tecnologias da informação em educação