Antigas vivências, novos sentidos: a análise das práticas de leitura de professores de ciências em formação por meio da investigação narrativa

  • Junia Freguglia M. Garcia Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Emília Caixeta C. Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mirian A. Jonis Silva Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Metodologias Qualitativas, Narrativas, Práticas de leitura, Formação de professores

Resumo

Este texto sintetiza algumas das reflexões que emergem de uma pesquisa de doutoramento em andamento que busca compreender os sentidos atribuídos por licenciandos do Curso de Ciências Biológicas de uma universidade brasileira às suas próprias práticas de leitura e ao seu papel como mediadores da leitura na Educação Básica, a partir do reconhecimento das especificidades da leitura de textos didáticos da área de ciências e biologia. A produção dos dados se fez a partir das narrativas dos alunos/sujeitos, numa relação de alteridade estabelecida com a professora/pesquisadora. A pesquisa reafirma a pertinência do enfoque qualitativo, nomeadamente da investigação narrativa, quando se pretende apreender a produção de enunciados, contrapalavras e silêncios que constituem os indícios para os nossos questionamentos e proposições.

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
Garcia, J., Lima, M., & Silva, M. (2013). Antigas vivências, novos sentidos: a análise das práticas de leitura de professores de ciências em formação por meio da investigação narrativa. Indagatio Didactica, 5(2), 355-363. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4370
Secção
Tecnologias da informação em educação