Estado do conhecimento sobre formação de profissionais da educação: teses e dissertações do período 2003-2010

  • Iria Brzezinski PUC Goiás/UnB
Palavras-chave: Pesquisa qualitativa, Políticas educacionais, Formação de profissionais da educação, Estado do conhecimento

Resumo

O objeto da pesquisa é a formação de profissionais da educação. Objetiva o desenvolvimento do Estado do Conhecimento, por meio de uma investigação qualitativa de cunho bibliográfico combinada com análise de conteúdo. O campo empírico é composto por 774 trabalhos em forma de dissertações e teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, credenciados pela Fundação de Capacitação de Pessoal de Ensino Superior. O período de abrangência é de 2003-2010. Os referidos trabalhos consistem de uma amostra intencional. Após leitura integral e confecção de resumos expandidos, elaboração de matriz analítica emergiram sete categorias de análise, quais sejam: a) Concepções de Docência e Formação de Professores; b) Políticas e Proposta de Formação de Professores; c) Formação Inicial; d) Formação Continuada; e) Trabalho Docente; f) Identidade e Profissionalização Docente; h) Revisão de Literatura. Os resultados e conclusões indicam que nas categorias a) agrupam-se 34 trabalhos; b) 97; c) 150; d) 103; e) 215; f) 163; g) 11. Indicam ainda que, em torno de 80% os estudos revelam o compromisso dos autores com a investigação, com o referencial teórico densamente tecido e com o objeto e problema de pesquisa bem definidos. Aproximadamente 15% dos autores demonstram ter dificuldade em descrever com clareza o método de pesquisa, a modalidade da investigação, os procedimentos e o instrumental de coleta de dados utilizados em suas teses e dissertações e 5% sequer fazem referência à tipologia de pesquisa.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Brzezinski, I. (2013). Estado do conhecimento sobre formação de profissionais da educação: teses e dissertações do período 2003-2010. Indagatio Didactica, 5(2), 335-354. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4368
Secção
Tecnologias da informação em educação