Análise de conteúdo sobre o tema ambiente: um olhar sobre a técnica metodológica na abordagem qualitativa
Resumo
Este trabalho objetivou realizar uma análise sobre o tema ambiente buscando produzir uma metodologia sistemática que revelasse os sentidos dos textos produzidos no livro didático de Biologia, considerado como mais bem avaliado pelo Programa de Avaliação do Livro para o Ensino Médio, no Brasil. A técnica utilizada foi a Análise de Conteúdo Temática, orientada pelo estabelecimento das unidades de registro e das unidades de contexto. A partir de tal análise foram elaborados três indicadores de enfoques, intituladas de alterações ambientais, exploração dos recursos naturais e medidas de controle. O texto principal apresenta o maior número de unidades de registro sobre o ambiente. A maior ocorrência é com o indicador alterações ambientais sobre os aspectos dos fenômenos não naturais, em que há ausência da relação dinâmica e metabólica entre homem-natureza. No texto complementar a maior ocorrência é com o indicador medidas de controle, prevalecendo a abordagem biomédica no enfoque sobre prevenção e erradicação de doenças. Concluímos que os textos do livro didático em questão negligenciam os aspectos críticos sobre homem-natureza-sociedade.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0