Análise de conteúdo sobre o tema ambiente: um olhar sobre a técnica metodológica na abordagem qualitativa

  • Silvana do Nascimento Silva Laboratório de Ensino de Biologia-Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: Análise de Conteúdo, Meio Ambiente, Livro Didático

Resumo

Este trabalho objetivou realizar uma análise sobre o tema ambiente buscando produzir uma metodologia sistemática que revelasse os sentidos dos textos produzidos no livro didático de Biologia, considerado como mais bem avaliado pelo Programa de Avaliação do Livro para o Ensino Médio, no Brasil. A técnica utilizada foi a Análise de Conteúdo Temática, orientada pelo estabelecimento das unidades de registro e das unidades de contexto. A partir de tal análise foram elaborados três indicadores de enfoques, intituladas de alterações ambientais, exploração dos recursos naturais e medidas de controle. O texto principal apresenta o maior número de unidades de registro sobre o ambiente. A maior ocorrência é com o indicador alterações ambientais sobre os aspectos dos fenômenos não naturais, em que há ausência da relação dinâmica e metabólica entre homem-natureza. No texto complementar a maior ocorrência é com o indicador medidas de controle, prevalecendo a abordagem biomédica no enfoque sobre prevenção e erradicação de doenças. Concluímos que os textos do livro didático em questão negligenciam os aspectos críticos sobre homem-natureza-sociedade.

Publicado
2013-04-30
Como Citar
Silva, S. (2013). Análise de conteúdo sobre o tema ambiente: um olhar sobre a técnica metodológica na abordagem qualitativa. Indagatio Didactica, 5(2), 319-335. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4366
Secção
Tecnologias da informação em educação