Grupo focal como estratégia de investigação Qualitativa em um programa de formação continuada de professores em Ciências Naturais

  • Grazielle Rodrigues Pereira Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro & Espaço Ciência InterAtiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Lilian Mascarenhas de Paula Espaço Ciência InterAtiva/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Robson Coutinho-Silva Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Grupo Focal, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino de Ciências

Resumo

O ensino das Ciências Naturais deve abarcar o aluno desde a mais tenra idade, para tanto o professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental necessita de formação permanente para que de fato possa estar qualificado para lecionar tais conteúdos de forma profícua. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, onde buscamos investigar mediante a estratégia metodológica do Grupo Focal, como professores dos anos iniciais, participantes de um programa de formação continuada de professores em Ciências Naturais, têm explorado as Ciências junto aos seus alunos. Para análise dos resultados organizamos os depoimentos em categorias temáticas à luz da técnica de análise de conteúdo. A partir de um espaço integrador e de compartilhamento promovido pelo Grupo Focal, verificamos que a educação científica ainda é insipiente junto ao professor dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como tais professores encontram obstáculos os quais têm impedido o debate de temas científicos de forma regular em sala de aula. Importa ressaltar que a pesquisa nos deu subsídios para inserirmos, ao longo do programa de formação continuada de professores, estratégias metodológicas e temas que viabilizaram a articulação entre as Ciências, a Língua Portuguesa e a Matemática em consonância com as demandas do grupo.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Pereira, G., de Paula, L., & Coutinho-Silva, R. (2013). Grupo focal como estratégia de investigação Qualitativa em um programa de formação continuada de professores em Ciências Naturais. Indagatio Didactica, 5(2), 309-318. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4364
Secção
Tecnologias da informação em educação