Categorias de Análise Qualitativa de práticas Didático-Pedagógicas

Palavras-chave: Categorias de análise qualitativa, práticas didático-pedagógicas

Resumo

A investigação em educação, na última década, tem-se vindo a centrar na práxis, numa abordagem preferencialmente qualitativa no campo da Didática. Esta, numa perspetiva emancipadora, crítica e transformadora, tem sido analisada e interpretada de muitos pontos de vista. Nesta base, tem sido alvo de atenção com diferentes focos, como, por exemplo, os diversificados quadros conceptuais e opções metodológicas, quer em Portugal, quer no Brasil, como atestam diferentes investigações que têm sido divulgadas. Neste contexto e dado o elevado grau de polissemia e indeterminação que se tem verificado na análise de práticas didático-pedagógicas, bem como a adoção de visões algo reducionistas destas práticas, avança-se com uma proposta de conceptualização. Depois, e com base nesta, explicita-se o processo de concepção das categorias e respetivas dimensões de análise de práticas didático-pedagógicas que se desenvolveram e implementaram em diferentes estudos e com diversos enfoques. Assim, destacam-se duas grandes categorias de análise de práticas didático-pedagógicas: a perspetiva com que se encara todo o processo de ensino / aprendizagem (parte conceptual) e a dos elementos de concretização desse processo (parte mais procedimental). Para cada uma delas definiram-se três dimensões de análise, a partir das quais é possível construir diferentes indicadores conforme o enfoque com que se pretende caraterizar essas práticas. Conclui-se que, pese embora a complexidade, singularidade e circunstâncias de cada prática didático-pedagógica, estas categorias e respetivas dimensões têm-se revelado robustas e consistentes na análise de práticas didático-pedagógicas nas investigações onde têm sido usadas.

Publicado
2013-04-30
Como Citar
Vieira, R., & Tenreiro-Vieira, C. (2013). Categorias de Análise Qualitativa de práticas Didático-Pedagógicas. Indagatio Didactica, 5(2), 300-308. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4360
Secção
Tecnologias da informação em educação