MAECC®: um caminho para mapear investigação

  • Teresa Cardoso Universidade Aberta
  • Isabel Alarcão CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0001-5356-0931
  • Jacinto Antunes Celorico Universidade de Aveiro
Palavras-chave: MAECC®, Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico®, mapeamento de conhecimento, mapeamento de investigação, discursos primeiros

Resumo

O mapeamento do estado do conhecimento não é exclusivo da investigação dita qualitativa, mas é, pelo contrário, uma das etapas comuns a qualquer desenho e tipo de investigação. É, além disso, uma das etapas essenciais no percurso de qualquer investigador. E, preferencialmente, é a primeira que este concretiza, não só porque lhe permite situar o seu estudo face ao conhecimento antes construído como ainda perspetivar e, posteriormente, fundamentar, o contributo que a sua investigação puder vir trazer ao conhecimento.

Assim, neste texto, começamos por clarificar o que entendemos por mapear investigação e salientamos alguns dos aspetos a ter em conta na sua realização. Referimo-nos, depois e brevemente, a diferentes caminhos possíveis para o fazer. Por fim, detemo-nos num caminho particular e inovador de proceder a mapeamentos de investigação, em qualquer área de estudo, apresentando o Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico® (MAECC®).

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
Cardoso, T., Alarcão, I., & Celorico, J. (2013). MAECC®: um caminho para mapear investigação. Indagatio Didactica, 5(2), 289-299. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4358
Secção
Tecnologias da informação em educação