Histórias de vida: mulheres professoras e a escolha do magistério
Resumo
O presente estudo trata de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um instrumento privilegiado dessa metodologia para análise e interpretação dos fatos, a história de vida, na medida em que permite desvendar aspectos subjetivos, aproximando-os dos contextos vividos. Assim, o objetivo principal remete ao momento em que mulheres de diferentes gerações optaram pela escolha do magistério como profissão, pretendendo apresentar algumas discussões a respeito de como essas escolhas foram feitas, que fatores interferiram nessa decisão e como as concepções sobre a profissão docente vem sendo alteradas ao longo das últimas quatro décadas. Em um plano mais específico, a pesquisa buscou refletir sobre a atividade docente, principalmente, nas primeiras etapas da educação básica, como um ofício majoritariamente feminino. Nesse sentido, procurou-se observar se há uma relação de subserviência ou simplesmente de submissão feminina na escolha da carreira, a partir do esteriótipo de que a mulher nasceu para cuidar e educar. A relevância da pesquisa está, especialmente, em demonstrar, por meio de depoimentos e a partir de um contexto em que grande parte do magistério brasileiro é composta por mulheres, como foram sendo alteradas as concepções sobre a mulher, a mulher no magistério, e o magistério como profissão para mulheres. Além disso, entre outros aspectos, são recorrentes nas falas das entrevistadas alusões relativas à remuneração profissional muito baixa, a perda do “brilho da profissão” e a desvalorização profissional a que são submetidas. Nessa perspectiva, a partir de uma revisão da literatura sobre tema e de entrevistas realizadas sobre o assunto, inserindo-se nas questões de gênero, o estudo pretendeu dar uma contribuição para revelar as diferenças, causas e intenções existentes na opção pelo magistério feminino, ao longo de quatro décadas, e o que levou a escolha dessa profissão por mulheres, no decorrer desses anos.
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