Sexo e Media: ofertas sexuais na imprensa diária

  • Filomena Teixeira CIDTFF, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra https://orcid.org/0000-0001-7374-3671
  • Fernando M. Marques Universidade de Lisboa
  • Rui P. Lopes Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Estereótipos, Anúncios sexuais, Media

Resumo

O estudo que se apresenta, desenvolvido no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro, insere-se no projeto Sexualidade e género no discurso dos media. Tem por principal objetivo analisar as ofertas sexuais na imprensa diária, equacionando o seu impacto em práticas socioeducacionais. O corpus de análise foi constituído por um total de 1079 anúncios de sexo, publicados em setembro de 2011, no jornal Público e no jornal Diário As Beiras, dois jornais diários, um de âmbito nacional e outro de âmbito local e regional. Recorreu-se à análise de conteúdo, tendo-se utilizado o software de análise de dados qualitativos - WebQDA. Os resultados evidenciam um número considerável de ofertas de serviços sexuais explícitos, a maioria dos quais anunciados por mulheres e dirigidos sobretudo a um público consumidor masculino. A linguagem usada nos anúncios raramente apela ao sexo seguro, associa-se à pornografia e assenta em imaginários sexuais masculinos, com recurso a estereótipos que reforçam desigualdades de género.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Teixeira, F., Marques, F., & Lopes, R. (2013). Sexo e Media: ofertas sexuais na imprensa diária. Indagatio Didactica, 5(2), 250-261. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4352
Secção
Tecnologias da informação em educação