A construção do e-portfolio reflexivo na formação inicial de professores

Palavras-chave: O-portfólio, Formação inicial, Educação a distância, Relação dialógica

Resumo

O e-portfólio (portfólio digital) é um dos recursos que vem sendo integrado ao processo educativo em espaços online. Inicialmente entendido como instrumento de avaliação das aprendizagens tem, mais recentemente, sido encarado como um precioso instrumento ao serviço da própria aprendizagem. De fato, defende-se que o aluno, ao recolher, selecionar, organizar e refletir sobre os materiais que o integrarão, constrói conhecimento e desenvolve uma série de outras capacidades e atitudes, numa relação dialógica com o saber e com outros intervenientes no processo.

No entanto, esta ‘nova’ função do e-portfólio ainda não está a ser alvo de uma sistemática avaliação que permita concluir da sua mais valia para esse fim.

Assim, está em curso um projeto de investigação que persegue como principal finalidade conceber, implementar e avaliar o impacto da construção dialógica do e-portfólio como instrumento de reflexão das e para as aprendizagens num contexto de formação inicial de professores no curso de Pedagogia a distância. Mais concretamente, pretende-se avaliar a ressonância da construção dialógica do e-portfólio ao nível da promoção da reflexão crítica (que também mobiliza), da construção de novos conhecimentos e do desenvolvimento de atitudes positivas em relação a uma aprendizagem continuada.

Optou-se por uma investigação qualitativa, de design de estudo de caso, envolvendo uma turma do curso de Pedagogia a distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. As principais técnicas de recolha de dados serão observação, análise documental em contexto virtual e inquérito por entrevistas. Os dados recolhidos serão alvo de uma análise de conteúdo, suportada pelo software WebQda, orientada por categorias de análise que serão definidas recursisvamente, mas tendo por base as questões de investigação às quais se pretende dar resposta.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Schenkel, M., & Cabrita, I. (2013). A construção do e-portfolio reflexivo na formação inicial de professores. Indagatio Didactica, 5(2), 200-211. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4346
Secção
Tecnologias da informação em educação