Dificuldades e perspectivas para a pesquisa no ensino de química no Brasil

  • Gerson de Souza Mól Universidade de Brasília
  • Rejane Maria Ghisolfi da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francislê Neri de Souza CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0003-3663-7276
Palavras-chave: Qualidade da Pesquisa, Pesquisa qualitativa, Educação em Química, Metodologia, Brasil

Resumo

A educação em ciência é algo complexo e desafia os professores, cientistas e educadores. A pesquisa no ensino de química tem um contributo importante para equacionar os problemas desta importante área. Compreendendo que para ensinar química, não basta saber os conteúdos desta ciência, mas também não basta saber das ferramentas e estratégias didáticas vindo da educação e demais ciências humanas e sociais, é necessário a integração equilibradas destas áreas do saber para encontrarmos respostas viáveis para o processo de ensino e de aprendizagem. A pesquisa em ensino de Química no Brasil tem ganho neste último anos uma força propulsora que vem da maior massa crítica dos envolvidos na pesquisa, mas também do aumento da qualidade que muitas pesquisas tem alcançado no país e em parceria com outros pesquisadores a nível internacional. Neste trabalho analisamos a opinião de um conjunto alargado de académicos que se consideram pesquisadores na área de ensino de química sobre as dificuldades e perspectivas da pesquisa em Educação em Química no Brasil. Embora os 250 pesquisadores que responderam a um questionário (cadastro brasileiro do pesquisador de ensino de química), enviado pela divisão de ensino da SBQ, seja um inquérito com diversas questões de natureza numérica, neste artigo iremos nos centrar em duas questões abertas e faremos uma análise de conteúdo de natureza qualitativa. Os resultados apontam para dificuldades técnico-metodológicas e de falta de reconhecimento da comunidade acadêmica. Contudo, a maioria tem uma visão otimista (64%) ou de grande desafio (12%) para o futuro da pesquisa em ensino de química no Brasil. As perspectivas positivas assentam na dimensão humana e dos resultados da pesquisa desta área vital para o futuro do Brasil.

Publicado
2013-04-30
Como Citar
Mól, G., da Silva, R., & Neri de Souza, F. (2013). Dificuldades e perspectivas para a pesquisa no ensino de química no Brasil. Indagatio Didactica, 5(2), 178-199. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4344
Secção
Tecnologias da informação em educação