A utilização de sistemas informáticos “CAQDAS” na investigação qualitativa. a experiência emergente do uso do programa QSR N6 NUD*IST

Palavras-chave: Investigação Qualitativa, Sistemas Informáticos, NUD*IST, Análise de Dados

Resumo

Todos os processos de investigação têm implícito o objetivo de dar resposta às questões de investigação e as mesmas pressupõem uma necessidade de encontrar resposta a problemas emergentes dos contextos ou a uma preocupação do investigador.

Neste sentido, o apoio que o investigador possa ter, não só na análise de dados mas também na compreensão do fenómeno em estudo, passa por diferentes estratégias resultantes do tipo de estudo, da experiência do investigador e dos recursos existentes.

A investigação qualitativa tem subjacentes contextos complexos, para compreensão dos fenómenos que se traduzem muitas vezes em padrões subjetivos de análise dos dados emergentes (Souza, Costa, & Moreira, 2011).

A utilização de software, de apoio à análise de dados, ainda se reveste de algumas controversas, (Campos Lage & Schmidt Godoy, 2008) contudo, no nosso trabalho (Rua, 2009), utilizámos o software CAQDAS (Computer Aided Qualitative Data Analysis Software) nomeadamente o programa QSR N6 NUd*IST (Non-Numerical Unstructured Data Indexing Search & Theorizing) e o mesmo constituiu-se como uma mais-valia, não só no que se refere ao processo analítico dos dados, como também no apoio à “estruturação do pensamento” no sentido de gerir a quantidade de dados recolhida e deles retirar os elementos essenciais à compreensão do fenómeno em estudo.

Neste trabalho pretendemos apresentar alguns pressupostos teóricos e metodológicos assim como as vantagens resultantes da utilização de um software de apoio para análise de dados num trabalho de natureza qualitativa, discutindo simultaneamente as perspetivas “favoráveis e contrárias”, apresentados por diversos autores nomeadamente sobre a utilidade do programa na gestão de dados, na interação do investigador com seus dados e na facilitação do processo de comunicação de resultados.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Rua, M. (2013). A utilização de sistemas informáticos “CAQDAS” na investigação qualitativa. a experiência emergente do uso do programa QSR N6 NUD*IST. Indagatio Didactica, 5(2), 158-177. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4342
Secção
Tecnologias da informação em educação