A Formação Inicial de Professores para o uso das TIC na educação na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

  • Albano de Goes Souza Universidade Tiradentes
  • Ronaldo Linhares Universidade Tiradentes
Palavras-chave: Educação, Formação docente, Tecnologias

Resumo

O presente artigo possui como foco a formação docente inicial para a educação formal e a sua relação com as Tecnologias da Informação e Comunicação na Universidade Estadual de Feira de Santana, assim com, analisar o modo desta universidade prepara os futuros professores para a sociedade onde as relações sociais são mediadas por novos suportes e linguagens tecnológicas de informação e comunicação. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, utilizando-se como método norteador, o estudo de caso e para critica dos dados análise de conteúdo. Os sujeitos colaboradores deste estudo foram: I - licenciandos que cursam as disciplinas que tratam da temática Educação e Tecnologias; II - os egressos dos anos de 2009 e 2010 dessas licenciaturas; III - os docentes das disciplinas. É evidente que o processo de inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação que ocorre nas licenciaturas da Universidade Estadual de Feira de Santana não é suficiente para suprir as necessidades que a educação, baseada em redes, hipertextos, colaboração, interatividade, exige do futuro docente, da escola e dos processos de formação, com destaque para as propostas curriculares das licenciaturas da universidade. Não consegue atender o aluno, que passa a ser responsável por buscar, analisar e internalizar as diferentes informações encontradas nos mais diferentes meios de comunicação. Essas Tecnologias e suas mídias devem estar presentes em todo processo de construção do “ser professor”.

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
Souza, A., & Linhares, R. (2013). A Formação Inicial de Professores para o uso das TIC na educação na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Indagatio Didactica, 5(2), 145-157. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4338
Secção
Tecnologias da informação em educação