O leviatã Do ensino de química

  • Nádja Patrícia Gonçalves da Silva Almeida UFRPE
  • Maria Marly de Oliveira UFRPE-PPGEC
Palavras-chave: Metodologia Interativa, Formação de Professores, Ensino de Química

Resumo

Nesta pesquisa analisamos as dificuldades para trabalhar conteúdos associados às atividades práticas enfrentadas por “professores leigos”, ou seja, os profissionais que não têm a formação especifica nesta área de conhecimento, e que se encontram lecionando Química em escolas públicas no Estado de Pernambuco-Brasil. Partimos do pressuposto que, detectando tais dificuldades, será possível planejar e sugerir ações de formação continuada que possam melhorar a qualidade do ensino dessa disciplina. O procedimento metodológico utilizado para a coleta de dados foi a Metodologia Interativa, através da Sequência Didática Interativa e da aplicação de um questionário. Participaram da pesquisa trinta e três (33) professores, da rede pública de ensino. Os resultados obtidos demonstraram uma grande carência de formação continuada para esses professores participantes da pesquisa. Esse texto se configura como uma sondagem preliminar para subsidiar uma tese de doutorado no Programa de Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco–UFRPE-Brasil

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
Almeida, N., & de Oliveira, M. (2013). O leviatã Do ensino de química. Indagatio Didactica, 5(2), 133-144. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4336
Secção
Tecnologias da informação em educação