Análise das Redes Associativas Pathfinder sobre a percepção dos professores acerca do uso da plataforma Moodle

  • J. Pablo Vargas Grupo CIBERDIDACT, Universidad de Extremadura
  • Luis M. Casas García Grupo CIBERDIDACT, Universidad de Extremadura
  • Ricardo Luengo González Grupo CIBERDIDACT, Universidad de Extremadura
  • J. Luís Torres Carvalho Grupo CIBERDIDACT, Universidad de Extremadura
Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Moodle, Redes Associativas Pathfinder, Investigação Qualitativa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo conhecer a opinião dos professores do programa de Ensino de Matemática da Universidade Estatal a Distância de Costa Rica (UNED) sobre a utilização da plataforma Moodle como meio de interação com os alunos, averiguar se este recurso é aproveitado em contexto educativo e determinar o impacto da sua utilização.

O estudo envolve diversos âmbitos: a educação a distância, especificamente na Costa Rica, o curso de Ensino de Matemática da UNED e os seus espaços virtuais de aprendizagem. Emprega uma metodologia qualitativa (técnica de relatos e análise de contingências de Osgood) e métodos gráficos para a representação de conhecimento (Redes Associativas Pathfinder).

A abordagem qualitativa foi adotada utilizando uma amostra de conveniência de 14 tutores que exerciam trabalho docente na UNED de Costa Rica, no âmbito programa de Ensino de Matemática. Para interpretar os relatos escritos dos professores foi efetuada uma análise de conteúdo em que se estabeleceram 11 categorias de análise, obtidas directamente a partir dos dados (sistema emergente). Através de dois programas informáticos, Gestmagister e GOLUCA, produziram-se as análises de contingência e obtiveram-se as Redes Associativas Pathfinder, que foram interpretadas de modo a permitir a obtenção de conclusões.

Publicado
2013-04-30
Como Citar
Vargas, J. P., García, L., González, R., & Carvalho, J. L. (2013). Análise das Redes Associativas Pathfinder sobre a percepção dos professores acerca do uso da plataforma Moodle. Indagatio Didactica, 5(2), 63-83. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4328
Secção
Tecnologias da informação em educação