Análise das Redes Associativas Pathfinder sobre a percepção dos professores acerca do uso da plataforma Moodle
Resumo
Este trabalho tem como objetivo conhecer a opinião dos professores do programa de Ensino de Matemática da Universidade Estatal a Distância de Costa Rica (UNED) sobre a utilização da plataforma Moodle como meio de interação com os alunos, averiguar se este recurso é aproveitado em contexto educativo e determinar o impacto da sua utilização.
O estudo envolve diversos âmbitos: a educação a distância, especificamente na Costa Rica, o curso de Ensino de Matemática da UNED e os seus espaços virtuais de aprendizagem. Emprega uma metodologia qualitativa (técnica de relatos e análise de contingências de Osgood) e métodos gráficos para a representação de conhecimento (Redes Associativas Pathfinder).
A abordagem qualitativa foi adotada utilizando uma amostra de conveniência de 14 tutores que exerciam trabalho docente na UNED de Costa Rica, no âmbito programa de Ensino de Matemática. Para interpretar os relatos escritos dos professores foi efetuada uma análise de conteúdo em que se estabeleceram 11 categorias de análise, obtidas directamente a partir dos dados (sistema emergente). Através de dois programas informáticos, Gestmagister e GOLUCA, produziram-se as análises de contingência e obtiveram-se as Redes Associativas Pathfinder, que foram interpretadas de modo a permitir a obtenção de conclusões.
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