As tecnologias de informação e comunicação na escolha profissional de adolescentes no Brasil: desafios e impacto social

  • Helaine Barroso dos Reis Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes
  • Graciela Alessandra Schuwartz Escola Monteiro Lobato Cems
Palavras-chave: orientação profissional, tecnologias da informação e comunicação, instrumentos e dinâmicas de intervenção

Resumo

O artigo analisa as contribuições e impacto social das Tecnologias de Informação e Comunicação na escolha profissional de adolescentes no Brasil. A investigação é qualiquantitativa e de caráter descritivo e interpretativo, sobre uma amostra aleatória e estratificada de estudantes com idade entre 13 e 18 anos pertencentes às diversas redes de ensino, nos conglomerados das cinco regiões do Brasil. A coleta de dados se deu via questionário online divulgado nas redes sociais e por e-mails. Aborda a escolha profissional sob os seguintes eixos Tecnologias de Informação e Comunicação, família, escola, região, instrumentos e dinâmicas de intervenção. Os resultados mostram as Tecnologias de Informação e Comunicação como importante ferramenta em difusão de conhecimentos na sociedade global da aprendizagem integrada nas redes, em entrelaces comunicacional e em dinâmicas de aconselhamento de carreira. É importante de consolidar legalmente as políticas que garantam acessibilidade tecnológica e serviços de Orientação Profissional nas escolas em todo território nacional.

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
dos Reis, H., & Schuwartz, G. (2013). As tecnologias de informação e comunicação na escolha profissional de adolescentes no Brasil: desafios e impacto social. Indagatio Didactica, 5(2), 38-62. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4326
Secção
Tecnologias da informação em educação