As tecnologias de informação e comunicação na escolha profissional de adolescentes no Brasil: desafios e impacto social
Resumo
O artigo analisa as contribuições e impacto social das Tecnologias de Informação e Comunicação na escolha profissional de adolescentes no Brasil. A investigação é qualiquantitativa e de caráter descritivo e interpretativo, sobre uma amostra aleatória e estratificada de estudantes com idade entre 13 e 18 anos pertencentes às diversas redes de ensino, nos conglomerados das cinco regiões do Brasil. A coleta de dados se deu via questionário online divulgado nas redes sociais e por e-mails. Aborda a escolha profissional sob os seguintes eixos Tecnologias de Informação e Comunicação, família, escola, região, instrumentos e dinâmicas de intervenção. Os resultados mostram as Tecnologias de Informação e Comunicação como importante ferramenta em difusão de conhecimentos na sociedade global da aprendizagem integrada nas redes, em entrelaces comunicacional e em dinâmicas de aconselhamento de carreira. É importante de consolidar legalmente as políticas que garantam acessibilidade tecnológica e serviços de Orientação Profissional nas escolas em todo território nacional.
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