Modelo 4C: análise da comunicação no processo de desenvolvimento do Courseware Sere

  • António Pedro Costa CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0002-4644-5879
  • Maria João Loureiro CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0002-5041-8689
  • Luís Paulo Reis Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, Escola de Engenharia da Universidade do Minho
Palavras-chave: Análise de Interações, Modelo 4C, Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador, Courseware Sere, Software Educativo

Resumo

O modelo 4C foi adaptado do modelo 3C de colaboração com o objetivo de analisar e propor melhorias à Metodologia Hibrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador (MHDCU). Trata-se de um processo de desenvolvimento simples, iterativo e incremental que tem como “alicerces” princípios do Design Centrado no Utilizador (DCU). Na sua base encontra-se a estrutura disciplinada de processos de desenvolvimento, bem como práticas e valores dos métodos ágeis de desenvolvimento de software. A MHDCU está ser implementada numa Pequena e Média Empresa (PME) de desenvolvimento de recursos educacionais. O primeiro recurso que teve por base esta metodologia foi o Courseware Sere – “O Ser Humano e os Recursos Naturais”. Tendo por base as dimensões do um modelo 4C: Comunicação, Coordenação, Colaboração e Cooperação foram analisadas as interacções entre os elementos da equipa multidisciplinar que desenvolveu este recurso educativo. Neste trabalho apresentamos os resultados relativamente à dimensão “Comunicação”. A análise recaiu sobre os posts inseridos nos fóruns disponibilizados no moodle (ferramenta que serviu de groupware). Os resultados permitiram detetar limitações da MHDCU bem como propor melhorias.

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
Costa, A., Loureiro, M., & Reis, L. (2013). Modelo 4C: análise da comunicação no processo de desenvolvimento do Courseware Sere. Indagatio Didactica, 5(2), 13-37. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4324
Secção
Tecnologias da informação em educação