O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2

Palavras-chave: Ambientes Dinâmicos de Geometria Dinâmica, raciocínio proporcional, proporcionalidade direta, PFCM-m@c2

Resumo

A frequência do m@c2 – Programa de Formação Continua em Matemática com professores do 2º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro – inspirou e motivou uma professora, em parceria com o ex-formador, a conceber e implementar uma experiência de aprendizagem que pudesse contribuir para um mais sólido desenvolvimento d o raciocínio proporcional e da representação gráfica das situações em causa, envolvendo o conceito de função linear. Para a sua avaliação, desenvolveu-se um estudo de caso que envolveu uma turma do 6º ano de escolaridade. A análise qualitativa dos dados recolhidos permitiu concluir que a exploração de um ambiente dinâmico de geometria dinâmica – GeoGebra – pode criar condições para o desenvolvimento de tal compreensão.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-01-30
Como Citar
Pinheiro, J., & Cabrita, I. (2013). O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2. Indagatio Didactica, 5(1), 184-200. https://doi.org/10.34624/id.v5i1.4316
Secção
Tecnologias da informação em educação