GeoGebra na construção de módulos dinâmicos interativos de apoio ao ensino do cálculo de áreas

  • Aida Afonso Departamento de Matemática, Universidade de Aveiro
  • Andreia Hall CFC, Departamento de Matemática Universidade de Aveiro
  • Rosa Amélia Martins Departamento de Matemática, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: GeoGebra, área, ensino de geometria, módulos interativos, polígonos e círculo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver algumas construções dinâmicas e interativas com o apoio do GeoGebra, que auxiliem o ensino/aprendizagem da geometria. O trabalho centra-se na construção de aplicações interativas que facilitem a perceção do porquê das fórmulas utilizadas para o cálculo das áreas de polígonos e do círculo.

Começa-se por ilustrar a fórmula de cálculo da área do retângulo, para de seguida, se ilustrarem as fórmulas de cálculo das áreas do paralelogramo, do triângulo, do trapézio, do papagaio e finalmente do círculo. Sempre que pertinente, as figuras são decompostas e “transformadas” num retângulo equivalente (com igual área). Procurou-se que as transformações utilizadas ajudassem a compreender as expressões que se obtêm para o cálculo da área de cada figura.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-01-30
Como Citar
Afonso, A., Hall, A., & Martins, R. (2013). GeoGebra na construção de módulos dinâmicos interativos de apoio ao ensino do cálculo de áreas. Indagatio Didactica, 5(1), 171-183. https://doi.org/10.34624/id.v5i1.4314
Secção
Tecnologias da informação em educação