Construção e integração de conteúdos em formato digital no domínio da Matemática – uma experiência pedagógica

  • Berta Simão Escola Secundária Dr. Ginestal Machado
Palavras-chave: aprendizagem da Geometria, software, motivação, competências, trabalho cooperativo

Resumo

O presente estudo visa avaliar o impacto do software, construído para a lecionação de um conteúdo de Geometria de 10.º ano, Secções determinadas num Cubo por um Plano, não só ao nível da motivação como no desenvolvimento de competências geométricas e transversais.

A metodologia adotada para este estudo, que foi desenvolvido em sala de aula, é de natureza qualitativa do tipo estudo de caso de caráter exploratório, sendo o caso a exploração do software Secções determinadas num Cubo por um Plano numa turma de 10.º ano de escolaridade. A recolha de dados foi efetuada através de questionários, entrevistas semiestruturadas, relatórios e fichas de avaliação formativa.

Os resultados obtidos permitem-nos concluir que o software educativo teve impacto na motivação dos alunos para a aprendizagem do conteúdo em questão, desenvolvendo neles competências geométricas e transversais. Permitiu, igualmente, aos aprendizes viverem uma experiência inovadora em sala de aula, empenhando-se na construção do seu próprio conhecimento, partilhando ideias com os colegas e com a professora, o que contribuiu também para uma maior valorização da Matemática.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-01-30
Como Citar
Simão, B. (2013). Construção e integração de conteúdos em formato digital no domínio da Matemática – uma experiência pedagógica. Indagatio Didactica, 5(1), 40-59. https://doi.org/10.34624/id.v5i1.4302
Secção
Tecnologias da informação em educação