m@c 1/2 – uma experiência de formação contínua em Matemática

Palavras-chave: Matemática, Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM), Programa de Formação Contínua em Matemática da Universidade de Aveiro (m@c1/2), Desenvolvimento profissional dos professores

Resumo

No âmbito de uma investigação circunscrita ao Programa de Formação Contíua em Matemática com professores dos 1º e 2º CEB da Universidade de Aveiro - m@c1/2 - importa perceber o seu enquadramento nos seus diferentes níveis de desenvolvimento, desde a sua génese e fundamentos, às finalidades e princípios orientadores, lógica organizativa e consequente impacto. Procurar-se-á substantivar aspetos inovadores e momentos que lhe deram um cunho peculiar e únicos na história da formação contínua de professores em Portugal, reclamando, assim, a importância de tal programa.

Optou-se por um estudo qualitativo centrado no caso m@c1/2, recorrendo a uma análise documental, de cariz transversal, de uma ampla gama de diplomas legais e documentos oficiais, não publicados, estudos tornados públicos e portfólios dos formandos bem como a inquéritos por questionário.

Dessa análise, conclui-se que o PFCM promoveu uma nova consciência sobre a necessidade de um conhecimento de matemática, didático e curricular sólido que se reflita em aprendizagens matemáticas significantes junto dos alunos. O aspeto estruturante mais enfatizado relacionou-se com a reflexão sobre a ação.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2012-01-30
Como Citar
Pinheiro, J., & Cabrita, I. (2012). m@c 1/2 – uma experiência de formação contínua em Matemática. Indagatio Didactica, 4(1), 271-292. https://doi.org/10.34624/id.v4i1.4253
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática