Práticas criativas transversais para o ensino básico

  • Ana Carvalhal PmatE, Universidade de Aveiro
  • Catarina Tavares PmatE, Universidade de Aveiro
  • Sandra Sequeira PmatE, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: literacia financeira, educação, transversalidade, ensino básico, práticas criativas

Resumo

As decisões financeiras constituem grande parte das deliberações tomadas ao longo da vida de um cidadão. Muitas implicações negativas podem resultar de uma inadequada atitude, comportamento ou ação nesta área. A educação financeira (EF) revela-se numa vertente cada vez mais essencial na formação individual e até social, ganhando assim uma importância e relevância incontestável na sociedade, ao dotar os indivíduos de conhecimentos que lhes permitem responder mais eficazmente a situações quotidianas.

A par de inúmeras organizações nacionais e internacionais, também o Projecto Matemática Ensino (PmatE) se tem vindo a debruçar na identificação de oportunidades e no desenvolvimento de estratégias, de forma de estimular o interesse pela aprendizagem na área da EF e assim aproximar o ensino às necessidades atuais de formação para a cidadania. Dada a transversalidade do tema, analisaram-se os conteúdos promulgados nos programas escolares e curriculares do Ministério da Educação (ME) e identificaram-se alguns indicadores que apontam caminhos e focos programáticos através dos quais poderá ser possível despertar nos alunos o interesse para a EF. Neste sentido, têm sido desenvolvidos recursos pedagógico-didáticos, além de existir também um enorme investimento em conferências, seminários e oficinas sobre o tema. O presente artigo pretende apresentar algumas das iniciativas, práticas criativas e produtos desenvolvidos para o ensino básico na área da literacia financeira (LF) pelo PmatE, em diversos formatos, físico, mas também multimédia, não descurando a importância e impacto atual das novas tecnologias na sociedade.

Publicado
2012-01-30
Como Citar
Carvalhal, A., Tavares, C., & Sequeira, S. (2012). Práticas criativas transversais para o ensino básico. Indagatio Didactica, 4(1), 247-270. https://doi.org/10.34624/id.v4i1.4250
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática