Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco: Uma experiência criativa no 4.ºano do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Palavras-chave: Ensino da Matemática, Ensino Básico, Educação não formal, Geometria, Medida

Resumo

Pretendemos discutir as oportunidades que os espaços de educação não formal oferecem para a implementação de um ensino e aprendizagem que evidencie a utilização da matemática em contextos sociais e culturais. A discussão apoia-se num estudo desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em que se planeou, implementou e avaliou uma visita ao Jardim do Paço de Castelo Branco. Para apoiar a visita foi criado um conjunto de tarefas que, a par de visarem uma aprendizagem ativa da matemática, pretendiam despertar os alunos para a presença desta no mundo que nos rodeia.

Apresentamos uma das tarefas propostas aos alunos no Jardim do Paço e analisam-se e discutem-se os resultados da atividade, bem como os textos e os desenhos livres realizados, após a visita, em sala de aula. A resolução da tarefa requereu dos alunos a mobilização e aplicação de conhecimentos matemáticos em contextos reais, contribuindo para aprendizagens contextualizadas. O empenho, a alegria e a motivação manifestada pelos alunos na realização das atividades apontam para uma forte interação entre os dois contextos, formal (escola) e não formal (Jardim do Paço de Castelo Branco).

Publicado
2012-01-30
Como Citar
Jorge, F., Paixão, M., & Nunes, M. (2012). Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco: Uma experiência criativa no 4.ºano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Indagatio Didactica, 4(1), 226-246. https://doi.org/10.34624/id.v4i1.4247
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática