Percurso dos Racionais do Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico

Palavras-chave: Racionais, Percursos didáticos, Materiais Manipulativos, Pré-escolar, Ensino Básico

Resumo

A correta construção de significados relativos ao conceito de números racionais pelos alunos revela-se de fundamental importância para uma sólida construção do conceito de número, para o sucesso no prosseguimento dos estudos e para resolver os problemas do dia-a-dia da vida moderna. Portanto, a inadequada apropriação e aplicação destes conceitos por parte dos alunos revela-se problemática.

Na origem da dificuldade dos alunos, identificam-se aspetos inerentes à complexidade do conceito e a uma débil e fragmentada abordagem na escola, frequentemente limitada pela escassez e inadequada exploração de materiais didáticos apropriados.

Neste contexto, criou-se uma sequência didática, corporizada num conjunto de tarefas e de materiais que suportam a sua resolução, que se pretende constituir um continuum do estudo dos racionais, projetado desde o Ensino Pré-Escolar.

A mesma, que foi sendo sucessivamente implementada (em contextos da formação principalmente contínua de professores e com os respetivos alunos), avaliada e reformulada até à sua versão definitiva, contribuiu para uma mais sólida apropriação dos conceitos subjacentes aos racionais pelos respetivos alunos.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2012-01-30
Como Citar
Vizinho, I., & Cabrita, I. (2012). Percurso dos Racionais do Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico. Indagatio Didactica, 4(1), 153-173. https://doi.org/10.34624/id.v4i1.4238
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática