Jogar com Conteúdos Matemáticos

  • Filipa Mendes IE, Universidade do Minho
  • Ema Mamede CIEC, Universidade do Minho
Palavras-chave: Jogo, conteúdos matemáticos, ensino-aprendizagem da matemática

Resumo

Os níveis de literacia matemática, nos estudantes portugueses, têm vindo a ser uma preocupação para aqueles que observam os resultados insatisfatórios nas provas nacionais. O crescente menosprezo dos alunos face à matemática conduz a que os profissionais de educação repensem nas suas práticas. A presente investigação surge pelas inquietações de uma das investigadoras ao constatar no terreno a desmotivação dos seus alunos relativamente à aprendizagem da matemática.

No âmbito de um estágio curricular de mestrado profissionalizante em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, foi elaborada uma investigação de caráter exploratório na tentativa de compreender os efeitos da utilização do lúdico na aprendizagem de conteúdos matemáticos.

A investigação, de natureza essencialmente qualitativa, desenvolveu-se ao longo de 15 semanas com apresentação de propostas lúdicas em 6 sessões, numa sala do 2ºano do 1ºCiclo do Ensino Básico, com um total de 26 alunos. Esta investigação teve também uma natureza quantitativa sustentada num questionário e em fichas de avaliação.

Os resultados obtidos sugerem dois aspetos essências, um que se prende com a motivação para a aprendizagem da matemática e um outro sobre os efeitos práticos do jogo na aprendizagem, por parte das crianças, dos conhecimentos matemáticos.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2012-01-30
Como Citar
Mendes, F., & Mamede, E. (2012). Jogar com Conteúdos Matemáticos. Indagatio Didactica, 4(1), 104-132. https://doi.org/10.34624/id.v4i1.4232
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática