Vivenciar e registar em contexto matemático no jardim-de-infância

  • Dárida Fernandes CIDTTF, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e Centro de Investigação e Inovação em Educação da ESE/IPPorto
  • Ana Cardoso Jardim-de-infância do Falcão do Agrupamento Vertical das Escolas do Cerco
  • Clara Santos Jardim-de-infância do Falcão do Agrupamento Vertical das Escolas do Cerco
  • Elsa Leite Jardim-de-infância do Cerco do Agrupamento Vertical das Escolas do Cerco
Palavras-chave: educação pela(com) cidadania, respeito, comunicação matemática, leitura e registo tabelar, leitura e registo gráfico

Resumo

As orientações curriculares para o jardim-de-infância apelam ao desenvolvimento harmonioso da criança através da comunicação, no respeito por si e pelo outro, numa estreita e equilibrada relação com o ambiente.

Com o propósito de melhorar os comportamentos das crianças, que se revelavam algo instáveis e inconstantes, repercutindo-se na proficiência das aprendizagens, definiu-se um projeto de intervenção em que a mobilização de saberes fosse baseada numa perspetiva ampla de educação para a cidadania, com enfoque no desenvolvimento de competências lógico-matemáticas, onde as crianças revelavam também grandes dificuldades. Reconhecendo-se que o domínio da matemática deve ser explorado de forma significativa e integrada, procurou-se estudar a importância da comunicação, com a apropriação de vocabulário novo, no desenvolvimento de saberes e competências relacionadas com o uso de códigos na leitura e registo de dados, em representação tabelar e gráfica.

Pela análise reflexiva realizada pela criança sobre o seu comportamento e negociada posteriormente com a educadora, com o outro e com o grupo, procurou-se ainda compreender a importância da envolvente emocional na mobilização de saberes matemáticos.

Apresentam-se e analisam-se algumas das experiências estudadas, grande parte delas resultantes dum follow up em desenvolvimento há mais de quatro anos. Este estudo desenvolveu-se durante dois anos apenas numa sala do jardim-de-infância e, devido aos resultados positivos alcançados pelas crianças, quer nos comportamentos, quer nas aprendizagens matemáticas, a direção do Agrupamento alargou o projeto a todas as salas dos dez jardins-de-infância que integram o TEIP2 do Agrupamento das escolas do Cerco do Porto.

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Publicado
2012-01-30
Como Citar
Fernandes, D., Cardoso, A., Santos, C., & Leite, E. (2012). Vivenciar e registar em contexto matemático no jardim-de-infância. Indagatio Didactica, 4(1), 77-103. https://doi.org/10.34624/id.v4i1.4229
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática