Cria(r)tividade na matemática no dia a dia da educação pré-escolar
Resumo
“O desenvolvimento matemático nos primeiros anos é fundamental, dependendo o sucesso das aprendizagens futuras da qualidade das experiências proporcionadas às crianças” (Serrazina, 2008, p. 9). Esta citação leva-nos a questionar imediatamente: que experiências proporcionam os educadores de infância às suas crianças?
Na nossa conceção, as aprendizagens matemáticas podem ser “descobertas” pela própria criança, em situações de caráter informal, permitindo simultaneamente o desenvolvimento de outras competências, como a competência verbal e escrita. A criança é um ser criativo que descobre a matemática observando e explorando o mundo que a rodeia.
Nesta comunicação apresentamos e analisamos três situações do quotidiano do jardim de infância do Colégio Novo da Maia que permitiram a crianças de três níveis etários o desenvolvimento de conceitos matemáticos, tais como: contagens, padrões e correspondências.
Por fim, sugerimos aos educadores de infância que aproveitem as atividades do dia a dia para as crianças fazerem as suas descobertas matemáticas em parceria com os seus pares.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0