Cria(r)tividade na matemática no dia a dia da educação pré-escolar

  • Joana Torres de Osório Colégio Novo da Maia
  • João Sampaio Maia Escola Superior de Educação do Porto
Palavras-chave: Matemática, Educação pré-escolar, Atividades do dia a dia, Aprendizagem informal

Resumo

“O desenvolvimento matemático nos primeiros anos é fundamental, dependendo o sucesso das aprendizagens futuras da qualidade das experiências proporcionadas às crianças” (Serrazina, 2008, p. 9). Esta citação leva-nos a questionar imediatamente: que experiências proporcionam os educadores de infância às suas crianças?

Na nossa conceção, as aprendizagens matemáticas podem ser “descobertas” pela própria criança, em situações de caráter informal, permitindo simultaneamente o desenvolvimento de outras competências, como a competência verbal e escrita. A criança é um ser criativo que descobre a matemática observando e explorando o mundo que a rodeia.

Nesta comunicação apresentamos e analisamos três situações do quotidiano do jardim de infância do Colégio Novo da Maia que permitiram a crianças de três níveis etários o desenvolvimento de conceitos matemáticos, tais como: contagens, padrões e correspondências.

Por fim, sugerimos aos educadores de infância que aproveitem as atividades do dia a dia para as crianças fazerem as suas descobertas matemáticas em parceria com os seus pares.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2012-01-30
Como Citar
de Osório, J., & Maia, J. (2012). Cria(r)tividade na matemática no dia a dia da educação pré-escolar. Indagatio Didactica, 4(1), 59-76. https://doi.org/10.34624/id.v4i1.4223
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática