A Casa da Mosca Fosca: integração de robótica educativa no jardim de infância

  • Clotilde Santos Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Leonel Morgado GECAD, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Maria Gabriel Bulas Cruz Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave: Robô Valiant Roamer, LOGO, Seymourt Papert, Matemática, Educação pré-escolar

Resumo

O trabalho aqui apresentado surgiu da integração da robótica educativa, mais concretamente o robô Valiant Roamer, em duas salas de Jardim de Infância. Faz parte de um processo de investigação/observação que durou dois anos letivos (2009/2010 e 2010/2011), envolvendo crianças de 3, 4 e 5 anos.

Numa fase final deste processo de investigação, num dos Jardins de Infância, decidimos explorar a história “A casa da Mosca Fosca” e trabalhá-la com o robô Roamer. Envolvemo-nos assim no projeto, que abrangeu e possibilitou trabalhar as várias áreas de conteúdo definidas pelo Ministério da Educação para a Educação Pré-Escolar.

O robô Roamer permite que crianças pequenas possam ver concretizadas em ações reais conceitos abstratos, tais como “número”, “direção” e “sequência”, dentro da área da Matemática. Para além disso permite que as crianças realizem atividades múltiplas, sendo responsáveis pelas suas ações e tendo a oportunidade de observar, manipular, verificar, partilhar, ajudar, raciocinar, criar, imaginar e desenvolver o espírito crítico e a linguagem oral.

Para enquadramento das atividades com os robôs e a programação dos mesmos foi necessário realizar diversas experiências de aprendizagem, ao longo de vários meses, envolvendo crianças, educadoras e auxiliares.

Ao longo desta comunicação apresentamos algumas das atividades realizadas, as dificuldades que surgiram, as motivações e interesses das crianças e o resultado final, que culminou na apresentação do mesmo aos pais e à comunidade.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2012-01-30
Como Citar
Santos, C., Morgado, L., & Cruz, M. (2012). A Casa da Mosca Fosca: integração de robótica educativa no jardim de infância. Indagatio Didactica, 4(1), 42-58. https://doi.org/10.34624/id.v4i1.4220
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática