Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá- Chaves

  • João Rocha Universidade de Aveiro & Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu
  • Idália Sá-Chaves CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0002-2070-2267
Palavras-chave: Supervisão, Formação de professores, Histórias de vida e Desenvolvimento humano, Complexidade e Conhecimento emergente, Processo de Bolonha

Resumo

No quadro de um projeto de investigação sobre a formação de professores desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral Didática e Formação da Universidade de Aveiro, o presente texto tem como principal objetivo contribuir para a construção de conhecimento na área da Supervisão, incidindo particularmente na compreensão dos fatores promotores de desenvolvimento humano nas dimensões pessoal, profissional e institucional.

O exercício concreto de articulação epistémica entre Investigação e Ação, ou seja, entre experiência e conhecimento emergente constitui, na narratividade processual que a desenha, um complexo exercício de abstração, no qual, emergem alguns dos princípios fundamentais na humanização das práticas educacionais, da formação, do desenvolvimento e da sua supervisão.

Do ponto de vista formal, corresponde a uma entrevista entre os dois autores que retoma uma história de vida através da qual os processos de construção de conhecimento e de atribuição de sentido pessoal apenas se compreendem na sua relação com os saberes de outros e na disponibilidade destes para os partilhar.

Constitui por isso um grato tributo aos que, neste longo caminhar, se afirmaram, marcando o futuro com notável antecipação. Pelo carácter fundador, singular e pioneiro dos seus contributos, destacam-se e reconhecem-se como elementos inestimáveis os Professores Isabel Alarcão e António Sampaio da Nóvoa.

Publicado
2012-04-30
Como Citar
Rocha, J., & Sá-Chaves, I. (2012). Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá- Chaves. Indagatio Didactica, 4(2), 4-39. https://doi.org/10.34624/id.v4i2.4211
Secção
Supervisão