Promover a comunicação e partilha em ambientes pessoais de aprendizagem: O caso do Sapo Campus
Resumo
O SAPO Campus (SC) é uma plataforma integrada de serviços da Web 2.0 suportada institucionalmente que permite aos seus utilizadores a publicação e partilha de diversos tipos de conteúdos e fontes de informação.
Contudo, mais do que um espaço social de publicação de conteúdos, o SC pretende que os utilizadores possam desenvolver o seu próprio espaço pessoal de aprendizagem, construído com os conteúdos e informações partilhados pela comunidade com mais interesse para si.
É neste sentido que surge o conceito ShaPLE (Shared Personal Learning Environment, ou em português - ambiente pessoal de aprendizagem partilhado) que, enquanto projeto de I&D, pretende promover a dimensão social e comunicativa do SC, enfatizando os mecanismos de partilha e colaboração existentes na plataforma.
Com o presente artigo, pretende-se explorar os conceitos e caraterísticas inerentes ao SAPO Campus e apresentar os pressupostos do conceito emergente - o ShaPLE - enquanto motor de dinamização e partilha dos ambientes pessoais de aprendizagem dos utilizadores da plataforma.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0