Promover a comunicação e partilha em ambientes pessoais de aprendizagem: O caso do Sapo Campus

  • Carlos Santos CETAC.MEDIA, Universidade de Aveiro
  • Luís Pedro CETAC.MEDIA, Universidade de Aveiro
  • Sara Almeida CETAC.MEDIA, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Sapo Campus, Web 2.0, Ambiente Pessoal de Aprendizagem, Comunicação, Partilha

Resumo

O SAPO Campus (SC) é uma plataforma integrada de serviços da Web 2.0 suportada institucionalmente que permite aos seus utilizadores a publicação e partilha de diversos tipos de conteúdos e fontes de informação.

Contudo, mais do que um espaço social de publicação de conteúdos, o SC pretende que os utilizadores possam desenvolver o seu próprio espaço pessoal de aprendizagem, construído com os conteúdos e informações partilhados pela comunidade com mais interesse para si.

É neste sentido que surge o conceito ShaPLE (Shared Personal Learning Environment, ou em português - ambiente pessoal de aprendizagem partilhado) que, enquanto projeto de I&D, pretende promover a dimensão social e comunicativa do SC, enfatizando os mecanismos de partilha e colaboração existentes na plataforma.

Com o presente artigo, pretende-se explorar os conceitos e caraterísticas inerentes ao SAPO Campus e apresentar os pressupostos do conceito emergente - o ShaPLE - enquanto motor de dinamização e partilha dos ambientes pessoais de aprendizagem dos utilizadores da plataforma.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2012-08-30
Como Citar
Santos, C., Pedro, L., & Almeida, S. (2012). Promover a comunicação e partilha em ambientes pessoais de aprendizagem: O caso do Sapo Campus. Indagatio Didactica, 4(3), 65-91. https://doi.org/10.34624/id.v4i3.4202
Secção
Tecnologias da informação em educação